Plano de Desenvolvimento da Unidade
Publicado: 16/08/2023 - 10:32
Última modificação: 29/02/2024 - 10:41
1 . Apresentação
O Plano de Desenvolvimento e Expansão do Instituto de Geografia PDU-IGUFU 2022-2027 representa o instrumento de planejamento da Unidade Acadêmica.
O Plano de Desenvolvimento e Expansão do Instituto de Geografia (PDU-IGUFU) representa o instrumento de planejamento da Unidade Acadêmica.
O PDU-IGUFU foi elaborado pela Equipe de Planejamento e Compras (EPC) e contou com a participação efetiva da comunidade acadêmica (discentes, técnicos e docentes), constituindo-se um documento diretivo para o futuro a ser construído pela Unidade.
A partir dos horizontes definidos no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão da Universidade Federal de Uberlândia (PIDE-UFU 2022-2027) e da aplicação do Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão, a EPC apresenta o PDU-IGUFU 2022-2027, o qual contempla as diretrizes (mapa estratégico) e os projetos estratégicos que devem orientar o planejamento institucional, estabelecendo os rumos a serem percorridos nos próximos anos.
2 . Metodologia
O Processo de elaboração do PDU-IGUFU 2022-2027 está fundamentado nos princípios da Administração Pública Estratégica.
A EPC analisou sistematicamente o ambiente institucional, avaliando os riscos, benefícios e implicações dos projetos estratégicos propostos, com o intuito de contribuir para tomadas de decisões com maior efetividade pelo IGUFU. O tralho de planejamento foi organizado em três momentos:
MOMENTO 1 | Diagnóstico. A EPC analisou sistematicamente o ambiente interno e externo institucional, estabelecendo objetivos e metas.
Etapa 1. Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) e Análise Organizacional Interna (potencialidades e vulnerabilidades).
Etapa 2. Análise dos Fatores Críticos de Sucesso e Definição de Metas Estratégicas da Unidade.
Etapa 3. Participação da comunidade IGUFU na definição de demandas compatíveis com o PIDE da UFU e com os Objetivos Estratégicos da Unidade.
MOMENTO 2 | Planejamento. A EPC discutiu e definiu os planos e ações com base nos resultados obtidos no momento anterior.
Etapa 1. Proposição do Mapa Estratégico do IGUFU, contendo a Missão, Visão e Diretrizes Estratégicas que norteiam os Projetos Institucionais
Etapa 2. Definição dos Projetos Institucionais a serem consolidados nos próximos 6 anos.
MOMENTO 3 | Execução. Implantação, implementação, acompanhamento e controle dos Projetos Institucionais.
Etapa 1. Planejamento Tático – Operacional. Integração entre as Equipes de Planejamento e as comissões que irão implantar os Projetos Institucionais.
Etapa 2. Acompanhamento anual.
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3 . Mapa Estratégico
4 . Projetos Estratégicos
PROJETO INSTITUCIONAL |
RESPONSÁVEL |
OBJETIVO |
Processo SEI |
DIRETRIZ(ES) ESTRATÉGICA(S) |
Programa de Gestão (PDG-IG) |
Comissão Local de Acompanhamento do Programa de Gestão |
Propor e consolidar procedimentos para a execução do PDG-IGUFU |
6, 7, 8 e 9 |
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Apoio e atenção aos/às estudantes (PAES-IG) |
Comissão de Diagnóstico de Demandas de Apoio e Atenção aos/às Estudantes |
Propor diretrizes para acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de ações articuladas e complementares com a PROAE, com vistas a melhoria no desempenho acadêmico e na qualidade de vida e bem-estar do(a) estudante |
2 e 3 |
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Criação e consolidação do Núcleo de Periódicos do IG |
Comissão Organizadora do Núcleo de Periódicos |
Promover a gestão integrada de periódicos do IGUFU |
1, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 |
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Plano de melhorias e adequações de espaço físico |
Comissão de Estudo para Melhorias e Adequações do Espaço Físico |
Priorizar ações de aquisição/manutenção/reforma de estrutura, recursos e materiais, com vistas a melhoria das condições de trabalho, aprendizagem e saúde da comunidade IGUFU |
4, 8 e 10 |
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Plano de gestão dos recursos para atividades em campo |
Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo |
Aprimorar a aplicação sustentável dos recursos, valorizando os aspectos didático-pedagógicos das atividades em campo, com vistas à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
1, 3, 4, 8 e 10 |
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Programa de apoio à pesquisa, ensino e extensão (PAPE-IG) |
Comissão de Análise de Projetos e Publicações |
Estimular integração técnico-docente-discente na elaboração, proposição, execução e publicação/apresentação de projetos de pesquisa, ensino e extensão |
1, 3, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 |
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Plano de recomposição e adequação do quadro de servidores |
Comissão de Análise de Adequação/Vinculação de Servidores |
Propor critérios de avaliação e procedimentos, com base nos interesses institucional, público e político-pedagógicos, para vinculação formal de docentes em áreas do conhecimento, adequação funcional de técnicos e destinação de vagas de novos servidores |
6, 7 e 9 |
5 . Equipe
Cadastrador - Elton da Silva Negretto
Representante do Curso de Graduação em Geografia - Angela Fagna Gomes de Souza
Representante do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo
Representante do Curso de Graduação em Geologia - Marco Antonio Delinardo da Silva
Representante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Vivianne Peixoto da Silva
Representante dos Programas de Pós-graduação - João Vitor Meza Bravo
Presidente: Boscolli Barbosa Pereira
O Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU-IGUFU 2022-2027) foi aprovado pelo Conselho do Instituto de Geografia em Reunião Ordinária realizada no dia 23/06/2022 - Decisão Administrativa CONIGUFU 72/2022.