Conselho da Unidade
Publicado: 12/05/2021 - 00:00
Última modificação: 17/09/2024 - 11:52
O Conselho do IG é o seu órgão máximo deliberativo e de recurso em matéria acadêmica e administrativa e terá por competência, em se âmbito e na seguinte ordem de prioridade:
I - elaborar o Regimento Interno do IG ou suas modificações e submetê-las ao CONSUN;
II - estabelecer as diretrizes acadêmicas e administrativas e supervisionar sua execução em consonância com o disposto no Estatuto, no Regimento Geral e neste Regimento Interno;
III - estabelecer a política de recursos humanos;
IV - aprovar, até sessenta dias após seu recebimento e pelo voto favorável em escrutínio secreto de pelo menos dois terços da totalidade dos Conselheiros, propostas de Regimento Interno ou suas modificações, submetendo-as posteriormente ao Conselho Universitário – CONSUN;
V - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, o Plano de Gestão da Diretoria, que deverá ser apresentado pelo Diretor nos primeiros trinta dias do seu mandato;
VI - aprovar e encaminhar para a Reitoria e para a Assembléia do IG até o final do mês de fevereiro do ano seguinte ao do exercício a que se referir o Relatório Anual de Atividades;
VII - aprovar e encaminhar para a Reitoria e para a Assembléia do IG até o final do mês de fevereiro de cada ano, a Proposta Orçamentária;
VIII - propor ao CONSUN, ouvidas a Assembléia do IG e as demais Unidades Acadêmicas envolvidas, a criação, desmembramento ou extinção de Cursos de Graduação ou Programas de Pós-Graduação, bem como alterações do número de vagas;
IX - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de organização e funcionamento dos currículos dos Cursos de Graduação, elaboradas pelos respectivos Colegiados, bem como de suas atividades correlatas, submetendo-as posteriormente ao Conselho de Graduação da UFU;
X - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de organização e funcionamento das atividades do Programa de Pós-Graduação, elaboradas pelos respectivos Colegiados, bem como de seus Regulamentos, submetendo-os posteriormente ao Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU;
XI - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão encaminhadas pelos Laboratórios, atendendo à política e às diretrizes do IG e dos Conselhos da Administração Superior;
XII - propor ao CONSUN, ouvida a Assembléia do IG a criação, desmembramento ou extinção de Órgãos Suplementares;
XIII - propor ao CONSUN, por iniciativa própria, por sugestão da Assembléia do IG ou de Conselho de outra(s) Unidade(s) Acadêmica(s), a criação, desmembramento ou extinção de Órgãos Complementares;
XIV - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, a criação de Laboratórios, por sugestão da Assembléia do IG ou por propostas encaminhadas pelas áreas interessadas;
XV - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de extinção, reestruturação, desdobramento ou fusão de Laboratórios, encaminhada(s) pelo(s) interessado(s);
XVI - propor ao CONSUN, ouvida a Assembléia do IG e pelo voto favorável em escrutínio secreto de pelo menos dois terços da totalidade dos Conselheiros, a concessão de Títulos de Mérito Universitário, Professor Honoris Causa ou Doutor Honoris Causa;
XVII - escolher o Coordenador que representará o IG no CONSUN, quando o número de docentes atingir trinta;
XVIII - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, os pedidos de remoção ou redistribuição de docentes e técnico-administrativos do ou para o IG de acordo com as normas vigentes;
XIX - aprovar, até o início de cada ano letivo, os planos de trabalho do corpo docente;
XX - estabelecer a área em que serão realizados os concursos públicos para preenchimento de vagas no corpo docente e técnico-administrativo;
XXI - definir a composição de bancas examinadoras de concursos públicos para preenchimento de vagas no corpo docente e técnico-administrativo, de acordo com as normas vigentes;
XXII - deliberar sobre afastamento de docentes e técnico-administrativos para fins de aperfeiçoamento;
XXIII - aprovar a transferência de alunos para os Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, de acordo com as normas vigentes;
XXIV - aprovar, quando representativa do IG a participação de docentes e técnicos administrativos em Cursos de Graduação, Programas de Pós-Graduação, atividades de pesquisa e extensão, atividades administrativas, Sindicatos, Associações, Congressos, Simpósios, Seminários ou em qualquer outra atividade onde haja esta participação, interna ou externamente à UFU;
XXV - aprovar a utilização das instalações físicas e dos recursos materiais sob responsabilidade do IG em atividades de ensino, pesquisa e extensão; atividades técnicas, científicas ou administrativas; organização de Congressos, Simpósios ou Seminários; ou em qualquer outra atividade onde sejam requeridos estes recursos, interna ou externamente à UFU;
XXVI - compatibilizar as atividades dos órgãos do IG quando for o caso;
XXVII - aprovar a distribuição das atividades didáticas dos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação;
XXVIII - pronunciar-se sobre qualquer assunto de interesse ou responsabilidade do IG que, não sendo de sua competência decidir, devam ser submetidos à apreciação de órgãos da Administração Superior da UFU;
XXIX - atuar com instância de recursos no âmbito de sua competência;
XXX - criar comissões, assessorias ou outros mecanismos necessários ao cumprimento de suas atribuições;
XXXI - instituir prêmios escolares;
XXXII - avocar, em seu âmbito, pelo voto favorável de dois terços da totalidade de seus membros, o exame e a deliberação de qualquer matéria;
XXXIII - deliberar sobre casos omissos; e
XXXIV - outras competências no âmbito de suas atribuições, observadas as disposições legais pertinentes.
Integrantes
NOME | Representação | Início Mandato |
---|---|---|
Boscolli Barbosa Pereira | Presidente | 03/05/2021 |
Acleverson José dos Santos | Representante dos Discentes da Pós-Graduação - Pro tempore | Pro tempore |
Angela Fagna Gomes de Souza | Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia - Eleita em 06/07/2023 | 06/07/2023 |
Claudionor Ribeiro da Silva | Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Ellis Roza Passos | Representante dos Discentes da Graduação - Pro tempore | Pro tempore |
Elton da Silva Negretto | Representante Técnico Administrativo - Reeleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Emerson Rodrigo Almeida | Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2023 | 14/11/2023 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira | Representante Docente - Eleito em 19/06/2023 | 19/06/2023 |
Jorge Luis Silva Brito | Representante Docene - Eleito em 23/11/2023 | 23/11/2023 |
Liliane Ibrahim | Representante Docente - Eleita em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Luziane Ribeiro Indjai | Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Eleita em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Marcelo Tomio Matsuoka | Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Marco Antonio Delinardo da Silva | Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Mirna Karla Amorim da Silva | Representante Docente - Eleita em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Paulo Cezar Mendes | Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Reeleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo | Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 | 12/06/2023 |
Rita de Cássia Martins de Souza |
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 25/01/2024 | 03/02/2024 |
Vivianne Peixoto da Silva | Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Reeleita em 12/07/2023 | 12/07/2023 |
Calendário de Reuniões CONIGUFU
Ano 2024
Mês | Data | ATA Reuniões |
Janeiro | 25/01 | |
Fevereiro |
22/02 |
|
Março |
07/03 (Extraordinária) 21/03 |
|
Abril | 18/04 | 4ª Reunião Ordinária - 18/04/2024 |
Maio | - | |
Junho | 20/06 | 5ª Reunião Ordinária - 20/06/2024 |
Julho | 18/07 | 6ª Reunião Ordinária - 18/07/2024 |
Agosto | 29/08 | |
Setembro | 19/09 | |
Outubro | 24/10 | |
Novembro | 21/11 | |
Dezembro | 19/12 |
Ano 2023
Mês | Data | ATA Reuniões |
Janeiro | 19/01 |
1ª Reunião Extraordinária - 12/01/2023 |
Fevereiro | - |
- |
Março | 23/03 | |
Abril | 27/04 |
4ª Reunião Extraordinária - 06/04/2023 |
Maio | 18/05 | 4ª Reunião Ordinária - 18/05/2023 |
Junho | 15/06 | |
Julho | - | 7ª Reunião Extraordinária - 20/07/2023 |
Agosto | 24/08 | 6ª Reunião Ordinária - 24/08/2023 |
Setembro | 28/09 | |
Outubro | 19/10 | 8ª Reunião Ordinária - 19/10/2023 |
Novembro | 23/11 | |
Dezembro | - |
- |
Ano 2022
Mês | Data | ATA Reuniões |
Janeiro | 27/01 |
1ª Reunão Ordinária - 27/01/2022 |
Fevereiro | 24/02 | |
Março | 24/03 |
3ª Reunião Ordinária - 24/03/2022 4ª Reunião Extraordinária - 10/03/2022 |
Abril | - | |
Maio | 26/05 | 4ª Reunião Ordinária - 26/05/2022 |
Junho | 23/06 | |
Julho | 28/07 |
6ª Reunião Ordinária - 28/07/2022 |
Agosto | 18/08 | 7ª Reunião Ordinária - 18/08/2022 |
Setembro | - | - |
Outubro | 27/10 | 8ª Reunião Ordinária - 27/10/2022 |
Novembro | 17/11 | 9ª Reunião Ordinária - 17/11/2022 |
Dezembro | 15/12 |
Ano 2021
MÊS |
Data |
ATA Reuniões |
---|---|---|
JANEIRO | - |
|
FEVEREIRO | - | |
MARÇO | 04/03 | |
ABRIL | 29/04 | |
MAIO | 27/05 | |
JUNHO | 17/06 | 4ª Reunião Ordinária - 17/06/2021 |
JULHO | 22/07 |
5ª Reunião Ordinária - 22/07/2021 |
AGOSTO | 26/08 | |
SETEMBRO | 23/09 | |
OUTUBRO | 21/10 |
8ª Reunião Ordinária - 21/10/2021 |
NOVEMBRO | - | 9ª Reunião Extraordinária - 04/11/2021 |
DEZEMBRO | 09/12 |
Anexo | Tamanho |
---|---|
Portaria de Nomeação Diretor | 87.35 KB |
Portaria Conselho IGUFU - Atualizada em 14/05/2024 | 174.09 KB |