Laboratório

Laboratório de Topografia e Geodésia (LTGEO)

LTGEO
por Luziane
Publicado: 22/08/2023 - 16:23
Última modificação: 01/09/2023 - 18:05

Apresentação

Criado em 2011, devido à implantação do Campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na cidade de Monte Carmelo, com a criação do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Agronomia e Sistemas de Informação, o Laboratório de Topografia e Geodésia (LTGEO) é mantido por duas Unidades Acadêmicas da UFU, a Faculdade de Engenharia Civil e o Instituto de Geografia.

O LTGEO desenvolve uma função didática, dispondo de diversos equipamentos para as aulas de graduação dos dois primeiros cursos acima, além dos cursos de Geologia e Engenharia Florestal (criados em 2015), em 12 disciplinas. Oferece equipamentos também para Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, projetos de pesquisa e para a Empresa Júnior do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase no posicionamento geodésico, monitoramento de estruturas, modelagem do campo de gravidade da Terra, controle de qualidade de redes Geodésicas, sistemas verticais e no estabelecimento e/ou estudo de redes planimétrica e altimétrica.

 

Projetos de Pesquisa

Data de início: 01/03/2016

Descrição: Redes geodésicas são de fundamental importância para atividades de posicionamento e mapeamento de áreas urbanas e rurais, tornando possível a realização do sistema de referência geodésico na área desejada. O projeto de pesquisa tem como metas principais desenvolver um novo método para o planejamento de redes geodésicas e um novo método para a detecção de erros grosseiros (outliers) em um contexto de múltiplos outliers.

Financiador: CNPq

Coordenador: Profº Dr. Marcelo Tomio Matsuoka

 

O estudo dos aspectos físicos da Geodésia: o cálculo do modelo geoidal e a análise da dinâmica das águas subterrâneas

Data de início: 01/06/2016

Descrição: A densificação gravimétrica e a implantação de rede absoluta associada à obtenção de altitude física, a partir do cálculo do modelo geoidal e das observações GNSS, possibilitam uma perspectiva de estudos no que concerne, desde trabalhos que envolvam água (construção

e monitoramento de usinas hidrelétricas, transposição de rios) até construções de estradas, linhas férreas e exploração de petróleo e gás natural no estado de Minas Gerais. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a densificação gravimétrica no estado de Minas Gerais e regiões vizinhas visando o cálculo do modelo geoidal, além da implantação de uma rede gravimétrica absoluta no estado.

Financiador: CNPq

Coordenador: Profº Dr. Gabriel do Nascimento Guimarães

 

Desenvolvimento de Modelos Digitais de Elevação para aplicações na agricultura

Data de início: 01/02/2017

Descrição: A modelagem do terreno é uma das principais abordagens que podem ser usadas para avaliar a variabilidade espacial dos campos agrícolas e seus ecossistemas circundantes. A representação do terreno sob a forma de Modelos Digitais de Elevação (DEM) pode ser utilizada para auxiliar na implementação de aplicações de práticas de gerenciamento. Um exemplo é que os modelos digitais podem identificar áreas que contribuem para o escoamento, além do cálculo de inclinações para uso em modelos de escoamento de campo. Este projeto tem como objetivo principal a aplicação de diversos interpoladores para o cálculo de modelos digitais de elevação.

Financiador: sem financiamento

Coordenador:Profº Dr. Gabriel do Nascimento Guimarães

 

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Controle de Qualidade em Geodésia     

​As atividades do grupo foram iniciadas em 2010 no Laboratório de Pesquisas em Geodésia da UFRGS (antiga instituição do líder do grupo). Atualmente, desde fevereiro de 2015, as atividades principais são desenvolvidas no campus Monte Carmelo da UFU, a partir da redistribuição para esta instituição do líder. Além disso, outro braço importante do grupo encontra-se no IFSC/Florianópolis. Até o momento (março/2016) as atividades do grupo já renderam 10 publicações em periódicos, duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, além de várias orientações de iniciação científica. Entre os principais avanços obtidos até o momento, tem-se o desenvolvimento de um novo método para detecção de outliers e um novo método para o planejamento de redes geodésicas, ambos em um contexto de múltiplos outliers.

Link de acesso ao grupo no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3674873915161650   

 

Grupo de Pesquisa Geodésia Dinâmica

​Criado de 2017 no Campus Monte Carmelo da UFU, o grupo tem como objetivo investigar os processos geodinâmicos na Terra, bem como os aspectos físicos da Geodésia. Divide-se em duas linhas de pesquisa: Posicionamento e Geodésia Física. Outro objetivo do grupo é colaborar, em termos de estrutura Geodésica no estado de Minas Gerais.

Link de acesso ao grupo no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2376090905728363

 

Estrutura

 

Espaço Físico

Legenda da Imagem
Legenda da Imagem

 

Equipamentos

 

EQUIPAMENTO QUANTIDADE
Estação total RUIDE RTS-825R3  2
Estação total FOIF OTS-685 Laser 4
Estação total FOIF OTS-685 Óptico 2
Estação total robótica MultiStation MS50 1
GPS Garmin 076CSx  15
GPS Garmin Montana-650  2
GPS Garmin Oregon-550  3
GPS ProMark 100 Mobile Mapper  2
GPS ProMark 100 L1  1
GPS ProMark 200 L1/L2  1
GPS ProMark 500 L1/L2 e Coletora  2
GPS Topcon Hiper V e acessórios  2
Nível Digital DL-202  5
Nível Óptico RL-C32  8
Teodolito FOIF DT-202  12
Teodolito FOIF DT-305  5
Aparelho 1
Legenda

 

Aparelho 2
Legenda

 

Aparelho 3
Legenda

 

Aparelho 4
Legenda

 

Aparelho 5
Legenda

 

Aparelho 6
Legenda

 

Aparelho 7
Legenda

 

 

O LTGEO dispõe também da licença dos seguintes softwares:

 

Acervo e Publicações

 

Regimento Interno

 

 

Equipe

 

 

Ensino

Os equipamentos e aplicativos do LTGEO são empregados no ensino de componentes curriculares obrigatórios e o optativos da matriz curricular do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Disciplinas ofertadas

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Agronomia Engenharia Florestal Geologia
Topografia e Geodésia Geomática

 

Extensão

Projeto: Tradução da página da internet do projeto SIRGAS e elaboração de material didático

Data de início: 15/01/2017

Descrição: O projeto SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) teve início na Conferência Internacional para a Definição de um Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul, celebrada em Assunção, no Paraguai, em 1993. Esta Conferência foi convocada e patrocinada pela Associação Internacional de Geodésia (IAG), pelo Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH) e pela National Geospatial-Intelligence Agency (NGA). O SIRGAS é responsável pela realização do Sistema de Referência Regional para as Américas do Sul e Central, incluindo o Brasil. O SIRGAS fornece o suporte necessário para o desenvolvimento e a combinação de todo tipo de atividades práticas e científicas relacionadas com a determinação precisa de coordenadas, navegação, investigação em geociências e aplicações multidisciplinares, constituindo-se na camada fundamental da infra-estrutura de dados espaciais na região. O SIRGAS oferece apoio permanente ao Comitê Regional das Nações Unidas sobre a Gestão da Informação Geoespacial para as Américas, cujo principal objetivo é a promoção da Resolução sobre o Sistema de Referência Geodésico Global para o Desenvolvimento Sustentável. As informações produzidas no âmbito do projeto SIRGAS são disponibilizadas para os usuários por meio de sua página da internet, a qual possui versões em espanhol e em inglês. Este projeto visa a realização da tradução da página do SIRGAS para o português, o que caracteriza uma contribuição da UFU com o referido projeto, uma vez que promoverá a disseminação das informações produzidas para os usuários brasileiros. Como produto da atividade de tradução, está prevista a elaboração e disponibilização de material didático para as disciplinas da UFU relacionadas com o tema.

Financiador: sem financiamento

Coordenador: Profº Dr. Wagner Carrupt Machado

 

Estação RBMC Monte Carmelo - MGMT

O que é RBMC? 

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo - RBMC - de acordo com o site do IBGE,  é o conjunto de estações geodésicas equipadas com receptores GNSS (Global Navigation Satellite Systems) de alto desempenho, que proporcionam, uma vez por dia ou em tempo real, observações para a determinação de coordenadas.

Legenda

Concebida pela parceria UFU - INPE - IBGE

 

 

Estação Absoluta de Gravidade

Concebida pela parceria UFU - CENEGEO - IBGE

Legenda

 

Horário de Aulas

 

 

Horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira: 07:30 às 17:00 hs
Endereço: 
LMG 746 km 01 - Bairro Rural
Monte Carmelo - MG - CEP 38500-000